Bombeiros Voluntários realizam curso de formação no centro da cidade.

Foi realizada neste fim de semana a primeira etapa do curso de formação para bombeiro voluntário promovido pela Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Eldorado do Sul (CBV-ES). O curso com duração de 90 h visa transmitir os fundamentos básicos para o exercício da função de bombeiro no atendimento a emergências como incêndios, acidentes veiculares, resgates e salvamentos, aos membros da entidade. Os treinamentos foram realizados nas dependências das sede da entidade e na escola Medianeira, situadas no centro da cidade, onde foram ministradas aulas teóricas e realizadas oficinas e exercícios simulados nas áreas de atendimento pré-hospitalar e resgate veicular. No domingo, os alunos tiveram noções de trabalho e resgate em altura simulando situações que serão enfrentadas quando o grupo iniciar suas atividades operacionais. O curso está sendo ministrado por uma equipe de profissionais composta por bombeiros profissionais civis, enfermeiros e engenheiro de segurança, todos devidamente habilitados e credenciados. A próxima etapa, que ocorre no próximo fim de semana tem o objetivo de apresentar as técnicas de prevenção, tática, combate a incêndio e resgate veicular com uso de desencarcerador hidráulico, através de aulas práticas e teóricas. Com a finalização deste curso, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Eldorado do Sul estará aumentando o seu quadro de bombeiros voluntários qualificados para o número de 40 pessoas, conforme determinado em seu estatuto e regimento interno. O curso está sendo realizado com fundos arrecadados pela associação através de jantar beneficente realizado em Maio, contribuição dos voluntários e apoio de colaboradores parceiros. A realização deste curso é mais um passo dado pela associação para poder prestar um serviço de qualidade a comunidade através do trabalho voluntário.
 
As previsões de início das atividades operacionais ainda dependem de apoio para a aquisição de equipamentos e materiais necessários. Alguns, os quais já estão sendo conseguidos através de pedidos de doações feitos pela associação a empresas de todo o Brasil. Mas, muitos recursos ainda são necessários.  As roupas de combate a incêndio, por exemplo, ainda não foram obtidas, devido ao seu alto valor de aquisição que gira aproximadamente em torno R$2.500,00 a unidade. Somente uma já foi adquirida pela entidade para ser utilizada em treinamentos e instrução dos voluntários.

No início de Maio, chegou à prefeitura o caminhão de combate a incêndio, mas, sem data prevista de utilização em prol da comunidade, pois ainda depende de vistorias e homologações para tal finalidade. A personalização das três viaturas prometidas pela prefeitura, já foram realizadas por uma empresa da cidade como forma de apoio aos bombeiros voluntários. Mas, todas as viaturas ainda dependem de reparos e autorizações para serem entregues para uso da entidade voluntária conforme compromisso já firmado entre a entidade e a administração municipal. 
No final de 2010, uma solicitação da câmara de vereadores junto à prefeitura pediu um repasse da sobra de orçamento da casa no valor de R$ 80.000,00 para aparelhamento do corpo de bombeiros voluntários. Que em reunião com vereadores, prefeito e a associação foi apreciada positivamente, mas ainda não efetivada, ao qual o corpo de bombeiros voluntários aguarda ansiosamente para agilizar o processo de implantação.  Um convênio entre prefeitura e a entidade está em elaboração para que seja realizado um repasse de verbas mensal para o custeio de despesas administrativas e operacionais ao qual está sendo analisado pela procuradoria municipal.
Assim, a Associação Corpo de Bombeiros Voluntários ciente da importância e urgência da necessidade da existência de uma unidade de bombeiros na cidade, pede ajuda a toda comunidade, empresários e autoridades para se engajarem neste objetivo a colaborarem para vencermos os obstáculos para iniciarmos o mais rápido possível este importante trabalho que vem a beneficiar toda a população de nossa cidade.